::..  ESCLARECIMENTOS  ..::


 

 

Esclareço que este site foi elaborado unicamente com a intenção de divulgar e propagar o Espiritismo codificado por Kardec e

 

prover aos seus seguidores, e também curiosos, um material digital que baixei da rede mundial para estudo próprio,

 

em diversos sites referentes à doutrina, bem como páginas de downloads e buscas disponíveis à todos.

 

Devo esclarecer ainda que meu interesse não é financeiro, muito menos prejudicar os autores que possuem seus livros publicados e a venda.

 

O intuito foi colocar em um único local, todo esse material que foi digitalizado por alguém e está disperso pelo mundo virtual da Internet.

 

Mas caso algum autor de livros disponibilizados neste site se sinta prejudicado pela divulgação do mesmo,

 

basta entrar em contato comigo por e-mail, que removerei o referido livro, sem qualquer problema.

 

Simplesmente não achei correto ter esses Livros, Artigos, Revistas, Apostilas e Slides, apenas para meu desfrute.

 

Lembremos do nosso saudoso Chico Xavier, que foi o verdadeiro espírita na concepção da palavra, pois psicografou 412 Livros e nunca admitiu

 

ser o autor dessas obras. Vendeu mais de 20 milhões de exemplares e reverteu todo o lucro para instituições de caridade.

 

Nasceu e morreu pobre e com certeza se fosse vivo hoje em tempos de internet, estaria com algum site no ar para divulgar e

 

disponibilizar seus livros à todos, sem precisar de qualquer editora para lucrar com o seu trabalho espírita.

 

É interessante e até mesmo revoltante saber que espíritos tem direitos autorais e que existem médiuns e espíritos que

 

compactuam com as práticas monetárias, materialistas, capitalistas e jurídicas do planeta Terra e que estas são superiores

 

 e mais importantes que a divulgação da doutrina. Sempre acreditei que todo livro de autoria de um espírito

 

fosse escrito para benefício de todos e não para o benefício de quem pode comprar um livro.

 

Agradeço à todos que divulgarem a página, pois assim estaremos levando o conhecimento do Espiritismo a quem poderá estar procurando

 

o caminho de uma vida mais feliz. E nós espíritas sabemos que só conseguiremos isso, seguindo os passos e ensinamentos do mestre Jesus.

 

Obrigado e que Deus abençoe à todos.  Marcelo J.C.A.

 

 

< Menu Principal >


 

 

Veja abaixo a reportagem realizada pela revista SER ESPÍRITA, sobre este site,

publicada na edição número 15 (Outubro/2011), na página 09:

 

Biblioteca Virtual Espírita disponibiliza quase 1,5 mil obras, além de outros conteúdos.

Com o objetivo de compartilhar o acervo pessoal de conteúdos espíritas, o funcionário público Marcelo Amaro, de 40 anos, de São Paulo, criou a Biblioteca Virtual Espírita (http://bvespirita.com). Ele iniciou o trabalho em 2007. “Hoje me sinto muito feliz por ter atingido este objetivo”, diz. Marcelo conta que entre os e-mails que recebe alguns são de brasileiros que moram em países onde não encontram facilmente conteúdos espíritas. Ele justifica a criação do espaço com a frase “O Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade, a caridade da sua própria divulgação”, do espírito Emmanuel, psicografada por Chico Xavier, na obra “Estude e Viva”.

SER Espírita O site fornece somente literatura intitulada espírita?
MARCELO AMARO Não. Há também uma página de livros espiritualistas e de outros segmentos e religiões, mas da mesma forma visando ao bem-estar físico e espiritual do ser humano. Resolvi disponibilizar também esse material, pois, como a própria Doutrina Espírita nos ensina, não somos os donos da razão, também existem outros segmentos maravilhosos que muito nos ensinam, e mesmo os seguidores do Espiritismo devem conhecê-los e utilizá-los para o aprimoramento e desenvolvimento espiritual, desde que voltados para o bem.

(OBSERVAÇÃO: Infelizmente devido à alguns inconvenientes, essa página de livros espiritualistas foi retirada do SITE).

SE
Qual a sua opinião sobre o descrédito nos conteúdos da internet?
MA Eu ainda não havia tomado conhecimento desse descrédito, mas se isto realmente ocorre acredito que deva ser causado pela pouca segurança que a internet ainda apresenta aos seus usuários ou pelos conteúdos não tão bons que são disponibilizados em alguns sites. Mas com toda certeza esta situação irá mudar com o tempo, não tem outro jeito, pois a tecnologia já faz parte de nossas vidas neste plano corporal e em breve não teremos mais como fugir das compras pela internet, das transações em sites bancários, das pesquisas de endereço e mapas no Google, enfim, tudo que já é feito hoje, mas ainda com certo receio.

SE
Como funciona a atualização de novos documentos na Biblioteca?
MA Através de arquivos que são enviados ao meu e-mail por usuários do site ou por amigos. Também é feita por pesquisas que faço periodicamente na internet. Não digitalizo nada, não altero nada, não crio arquivos; apenas busco o que já existe disperso na rede mundial de computadores e atualizo o site.

SE
Como o senhor entende a relação entre leitura e Doutrina Espírita?
MA Da mesma forma que entendo que para nos aprofundarmos em qualquer assunto é preciso muita leitura, estudo e dedicação, principalmente em uma área que envolve religião, ciência e filosofia, como no caso da Doutrina Espírita.

SE
Qual livro o senhor recomenda para quem está iniciando estudos espiritistas?
MA Além do livro “Espiritismo Passo a Passo com Kardec”, de Christiano Torchi – do qual tirei meus primeiros conhecimentos sobre a Doutrina Espírita – existem vários outros que o usuário poderá encontrar em uma página do meu site denominada “Livros Espíritas Básicos”, incluindo livros escritos por Allan Kardec, para quem está iniciando no estudo da Doutrina, como “O Espiritismo em Sua Expressão Mais Simples”, “O Principiante Espírita” e “O Que é o Espiritismo”.

SE
Quanto ao analfabetismo funcional, que é a dificuldade de interpretação de texto, em que o Espiritismo pode auxiliar?
MA Fica mesmo complicado para quem está nesta situação, de não ter a capacidade de interpretar textos, ou mesmo com certa idade não ter nem sequer o pré-primário, querer entender o que o Espiritismo lhe propõe de novidade e, principalmente, de crescimento espiritual. Mas existem ainda palestras, cursos, filmes e outros recursos audiovisuais que podem ajudar estas pessoas a conseguirem um entendimento, pelo menos inicial, de todos os benefícios trazidos pela Doutrina Espírita.

Por Flávia Zanforlim

 

 

 

Veja abaixo a reportagem cedida ao BLOG ESPIRITUALMENTE,

publicado em 29 de Março de 2017, no endereço:

http://www.blogespiritualmente.com.br/2017/03/entrevista.html

 

EspiritualMente - Como você conheceu o Espiritismo? Qual a importância desta Doutrina em sua vida?

 

Marcelo - Eu sou novo no Espiritismo, pois só conheci a Doutrina 12 anos, antes disso, como a maioria das pessoas, era de uma família católica e frequentava igrejas. Mas desde muito novo, eu sentia que essa religião não preenchia minha necessidade de melhor conhecimento da vida. Assim, conheci o Espiritismo através da minha irmã que frequentava as palestras doutrinárias do Centro Espírita no qual hoje trabalho. Em um certo dia, ela me convidou para conhecer a Casa, comecei a frequentar como assistido e hoje estou lá como trabalhador há 08 anos. Graças a Deus, posso falar que fui para uma Casa Espírita por amor e não pela dor, e acabei me apaixonando por essa Doutrina maravilhosa. Após começar a frequentar e entender o que o Espiritismo representava e também o que poderia trazer de bom para a minha vida, passei a estudar e participar dos cursos ministrados naquele ambiente. Para mim, foi como um clarão, uma luz que se abriu aos meus olhos, dando-me o entendimento real da nossa existência física e espiritual, tornando-me com isso uma pessoa melhor do que eu era, pois passei a entender a necessidade da nossa reforma íntima e do amor que devemos ter por todos os seres criados por Deus, que estão conosco nesta viagem longa rumo à perfeição relativa.

 

 

EspiritualMente - Como você vê na atualidade o trabalho de divulgação da Doutrina realizada pelo movimento espírita?

 

Marcelo - Acredito que o trabalho está sendo bem feito, pois sabemos que cada ser humano tem seu tempo de entendimento e também seu estágio de evolução. Na minha opinião, não há  necessidade de ficar de porta em porta distribuindo panfletos sobre a Doutrina, pois cada um encontrará o melhor caminho para chegar até Deus, e como espíritas sabemos que não só o Espiritismo promove isso, mas outras religiões também, desde que a pessoa entenda o que deve fazer de correto na vida para que isso seja possível. Então, o que eu faço através da Biblioteca Virtual Espírita, divulgando material para estudo e conhecimento, é apenas uma gota d'água nesse oceano de divulgação que já existe, mas tendo a consciência de que de gota em gota conseguiremos pelo menos encher um copo e matar a sede de quem necessita dessa água do entendimento.

 

 

EspiritualMente - Como surgiu a ideia de criar a Biblioteca Virtual Espírita?

 

Marcelo - Após conhecer a Doutrina e me apaixonar por sua filosofia, passei a estudá-la e percebi, fazendo pesquisas na internet, que havia muito material espírita espalhado por todo canto da grande rede. Sendo assim, comecei a baixar esse material para meu estudo. Foi quando verifiquei que já tinha muita coisa baixada entre livros, artigos, apostilas, revistas etc. Então pensei que não seria justo eu ter todo esse material em mãos apenas para meu desfrute, tendo tanta gente por aí necessitando conhecer uma Doutrina tão consoladora como é a espírita e, às vezes, não tendo condições ou tempo para comprar e ler esse tipo de material. Foi aí que surgiu a ideia de criar a BVESPÍRITA.COM em 2007. Até hoje, estou com esse trabalho, fazendo atualizações mensais com materiais que consigo na internet ou que me são enviados por amigos.

 

 

EspiritualMente - Você tem alguma estatística sobre os usuários da Biblioteca? Quais os livros, temáticas e autores mais acessados?

 

Marcelo - Na verdade, não me preocupo com esse tipo de estatística, aliás, com estatística alguma sobre o site. Simplesmente, mantenho ele ativo e disponibilizo todo o material que consigo e que me é autorizado divulgar, independente do autor ou do assunto, mas é claro, desde que possua um conteúdo voltado para o Espiritismo. Meu intuito com a criação desse site foi apenas ajudar a quem quer conhecer ou estudar a Doutrina Espírita, nada mais.

 

 

EspiritualMente - Qual sua opinião sobre o livro impresso e o livro digital? Este último está tendo boa aceitação no público espírita?

 

Marcelo - Bem, particularmente, eu prefiro ler um livro impresso e já percebi que a maioria dos leitores também pensam assim. Entendo que um livro digital é uma opção a mais, pois podemos ler em qualquer local que estivermos, através de um computador, tablete ou celular, que é o que geralmente faço. Mesmo assim, vejo uma boa aceitação da mídia digital, através de e-mails e mensagens que recebo, agradecendo e elogiando o meu trabalho. Temos que ter em mente que o futuro é esse, não há como fugir, não querendo dizer que os livros impressos serão extintos, mas que a tecnologia está tão avançada e dominando a cada dia tudo em nosso mundo, que acredito que o livro digital futuramente deverá até superar em questão de disponibilidade o livro impresso. Pelo menos na minha opinião.

 

 

EspiritualMente - Quais as dificuldades em gerenciar e manter um site como a BV Espírita?

 

Marcelo - Vejo duas dificuldades importantes, mas que também não considero tanta, pois faço com muito amor e prazer. A primeira dificuldade é na atualização das páginas, não por ser difícil, mas porque é bastante trabalhosa, pois demanda um bom tempo e muita atenção na alteração dos dados e inclusão de novos itens. Outra dificuldade que encontro, principalmente hoje em dia, é conseguir material que ainda não tenha no acervo do site, mais especificamente em relação aos livros, porque eu não digitalizo nada, apenas disponibilizo o que encontro na internet ou que alguns amigos me enviam. 

 

 

EspiritualMente - Que mensagem você deixa para os visitantes, seguidores e colaboradores do nosso blog?

 

Marcelo - Que continuem estudando o Espiritismo, independente de ser um material impresso ou digital. O que importa realmente é conseguirmos todo o conhecimento necessário para nos elevarmos sempre, como pessoa e como espíritos imortais que somos, em busca dessa perfeição relativa tão almejada. Além disso, não podemos nos esquecer nunca de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, conforme ensinou nosso Mestre Jesus, que é a porta, e Allan Kardec, que é a chave, nos trouxe a confirmação, através de seu trabalho laborioso na codificação da Doutrina Espírita.

 

 

*       *       *

 

O blog EspiritualMente agradece a Marcelo Amaro a gentileza em conceder esta entrevista.

 

 

 

< Menu Principal >



Biblioteca Virtual Espírita ® - All Right Reserved - Marcelo J.C.A.

Sugestões, críticas ou envio de arquivos: marcelojca@hotmail.com